Nova fábrica da Jaguar Land Rover é inaugurada no Brasil

Postado em: 16/06/2016 00:02:08

Por: Redção Auto Sergipe 

 

Mesmo em tempos de crise, o Brasil tem sido um país atrativo para as fabricantes do segmento premium. Afinal, em menos de três anos, Audi, Mercedes-Benz e BMW inauguraram plantas no país. Mas uma concorrente faltava chegar... melhor dizendo, não falta mais. É a Jaguar Land Rover, que acaba de inaugurar sua planta nacional.

Fruto de investimentos de R$ 750 milhões, o grupo inaugurou no dia 14/06 a fábrica, que fica em Itatiaia, na região sul do Rio de Janeiro. São duas primazias: a primeira planta totalmente própria da JLR fora do Reino Unido, e a primeira de uma marca inglesa na América Latina. E mesmo “recém-nascida”, a marca já tem planos para a nova unidade, visando o crescimento do segmento premium tanto no Brasil quanto na América Latina. Considerando o potencial do mercado nacional, que hoje conta com apenas 2,5% de do mercado total de automóveis, o grupo acredita que há espaço para chegar próximo aos 10%, mesmo índice registrado em mercados maduros.

De cara, dois modelos saem da fábrica, sendo um deles muito conhecido e desejado do Brasileiro. Os Range Rover Evoque e Discovery Sport terão produção voltada para a demanda de consumidores brasileiros. As primeiras unidades dos veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa. Por sinal, ambos são os responsáveis pela Land Rover ser líder no segmento dos SUVs premium, com 33% de todas as vendas do segmento.

A construção da unidade é moderna, e tem uma série de projetos ambientais, a exemplo do recolhimento de pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A marca almeja que seja alcançado o ouro no certificado LEED de sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo. Para tal, há tecnologias avançadas de fabricação e instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul. E, junto da fábrica, uma cadeia de fornecedores deverá ser fomentada. Componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor virão de fornecedores locais como Benteler e IAC. O grupo também investiu em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.

Além disso, a construção da planta trouxe uma vantagem para a cidade, que foi a instalação do primeiro centro educacional Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz inglesa. O intuito é que o Centro forneça educação para até 12 mil crianças de escolas locais anualmente. Segundo a JLR, tal modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.   Em parceria com o Senai, o novo centro educacional oferecerá programas de educação para crianças de 5 a 18 anos de idade. Há cursos em áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.

Parte do trabalho desenvolvido pelo grupo JLR começou já em 2015, com o programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”. Dos mais de 100 alunos integrantes, hoje 12 estão trabalhando na fábrica e vários outros estão na indústria automotiva da região. O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego a fim de prepará-los para oportunidades na indústria automotiva.

 

Recomendado para Você

Somos um portal On-line focado na compra e venda de automóveis com acesso simples, prático e rápido. O Auto Sergipe também oferece um funcionamento adequado nas plataformas mobile, facilitando o acesso dos usuários e anunciantes.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades do nosso site!

Carregando