Seis formas de deixar seu carro bem cuidado e valorizado

Postado em: 03/01/2018 12:36:53

Confira nossas dicas de uso e manutenção para manter seu veículo em ótimo estado por mais tempo

(Vadimguzhva/Getty Images)

 

Tomar alguns cuidados simples ao dirigir ou na hora de fazer a revisão programada pode garantir o bom funcionamento do seu veículo por mais tempo e ainda render um bom desconto na hora da troca por um zero-quilômetro. Duvida? Então, fique ligado:

 

Seis dicas para valorizar e conservar seu carro.

1- Leia o manual e siga à risca a programação de revisões

Muita gente nem olha para aquele livrinho que acompanha todo veículo zero-quilômetro, porque não imagina como ele pode ser útil para cuidar da manutenção do carro e ainda garantir sua valorização no momento da venda. Por isso, é importante ler o manual com atenção para entender as recomendações da montadora em relação à checagem de determinados itens de acordo com a quilometragem do carro. Ao realizar as revisões programadas, você garante que os fluidos e as peças de desgaste natural, como velas e cabos, bateria, correias e rolamentos, sejam substituídos no momento correto. Além disso, vale lembrar que as revisões programadas são indispensáveis para manter a garantia de fábrica.

2- Pise leve nos primeiros quilômetros

Quando sair da concessionária com o seu carro novo, a dica é dirigir com o máximo de suavidade possível até os primeiros 1 500 quilômetros, para garantir o melhor funcionamento do motor e antecipar as trocas de marcha para não ultrapassar 3 500 rpm. Também compensa ficar longe das estradas nesse período.

3- Cuide da troca de fluidos e filtros

Não vale a pena, como muita gente faz, economizar nesses itens por dois motivos simples. O primeiro é que eles são baratos. O segundo é que, se não forem substituídos no prazo ideal, geram grandes prejuízos. Afinal, uma lubrificação deficiente pode diminuir o desempenho e aumentar o consumo de combustível. Além disso, o que pode ser muito pior: receber o diagnóstico de motor fundido, que chega a representar até metade do valor do automóvel na hora do conserto. O melhor é seguir a recomendação de fábrica para troca de fluidos e não arriscar a garantia do veículo.

4- Não economize na escolha do óleo

Não coloque em jogo o motor do carro utilizando um lubrificante de origem duvidosa. Se o fabricante sugere uso de óleo sintético, o melhor é seguir a recomendação, mesmo que o produto seja um pouco mais caro. Uma dica para quem quer economizar: prestar atenção no fato de que os óleos modernos (de boa qualidade, claro) não precisam de aditivos.

5- Checagem de pneus

Inclua na sua rotina uma checagem periódica das condições e da pressão de todos os pneus, inclusive do estepe, para observar o aparecimento de bolhas ou de desgaste irregular na banda de rodagem. Siga à risca a recomendação periódica de alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, mas não fique limitado a esses procedimentos. Sempre que perceber alguma irregularidade, como vibrações no volante ou sensação de que o carro está puxando para um dos lados, procure a concessionária.

6- Aproveite os programas de fidelidade

Para valorizar a manutenção do carro, vale a pena buscar programas de fidelidade que garantem bônus e facilidades extras. Quem utiliza Fiat Itaucard para pagar compras e serviços realizados em concessionárias Fiat, por exemplo, ganha pontos em dobro no programa de pontuação, que valem até 20 mil reais de desconto na compra de um Fiat novo. Funciona assim: 5% do valor das compras pagas com o cartão é convertido em pontos e cada ponto acumulado vale 1 real de desconto. Por exemplo, a cada 100 reais gastos, o cliente acumula cinco pontos. E, se o cartão for utilizado para compras e serviços nas concessionárias Fiat, cada 100 reais gastos equivalem a dez pontos.

 

Por QuatroRodas

Recomendado para Você

Somos um portal On-line focado na compra e venda de automóveis com acesso simples, prático e rápido. O Auto Sergipe também oferece um funcionamento adequado nas plataformas mobile, facilitando o acesso dos usuários e anunciantes.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades do nosso site!

Carregando