Lei quer proibir motorista de fumar enquanto dirige

Postado em: 19/04/2018 07:00:40

Para deputado, muitos acidentes são provocados quando condutor se distrai com a brasa do cigarro

 

No fim de janeiro, noticiamos um Projeto de Lei (PL) que tramita no Senado que pretende proibir fumar dentro do carro. Agora, há um projeto com proposta semelhante na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 8709/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO). Ele quer proibir o motorista de fumar enquanto dirige.

Para Cruvinel,  são inúmeros os acidentes automotivos provocados por brasa de cigarro. Esses acidentes acontecem, na maioria das vezes de acordo com o deputado, quando o condutor quer apagar uma brasa e se distrai do trânsito. "É necessário combater esta exposição a morte, e a falta de cuidado com o próximo", afirmou.

Pela proposta, quem desrespeitar a regra cometerá infração gravíssima  com pena de multa e a inclusão de sete pontos no prontuário do motorista.

Proposta quer proibir fumar enquanto dirige

Diferença

No Projeto de Lei que tramita no Senado, a justificativa para a proibição é  paraproteger as crianças e adolescentes dos perigos do fumo passivo. O senador Humberto Costa (PT-PE), medida similar já foi adotada em países como Inglaterra, Austrália, África do Sul, além de estados estados norte-americanos e em províncias do Canadá.

CTB já proíbe fumar enquanto dirige

Embora o o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não tenha um artigo que indique o consumo de cigarros dentro de automóvel de passeio como uma infração às leis de trânsito, outros podem ser usados para coibir a prática, como deixar um dos braços para fora do carro com o cigarro aceso ou não segurar o volante com as duas mãos.

 

Por: Autopapo.com

Recomendado para Você

Somos um portal On-line focado na compra e venda de automóveis com acesso simples, prático e rápido. O Auto Sergipe também oferece um funcionamento adequado nas plataformas mobile, facilitando o acesso dos usuários e anunciantes.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades do nosso site!

Carregando