Detran do Rio já negocia placas do Mercosul

Postado em: 15/05/2018 12:58:05

Estado deverá ser o primeiro a adotar o novo modelo de placas automotivas

 

O estado do Rio de Janeiro deverá ser o primeiro a adotar as placas do Mercosul no Brasil, anunciou o órgão na sexta-feira (11). Segundo comunicado, o Departamento de Trânsito (Detran) do Rio fez um acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) durante uma reunião. O anúncio foi feito no mesmo dia que um novo adiamento da data final para adoção das placas por parte do governo.

placa mercosul detran do rio de janeiro

O novo adiamento da data limite, que deveria ter sido em janeiro em 2016 pelos acordos internacionais, foi definida para 1° de dezembro de 2018. As novas placas são reguladas pela resolução 729 e haviam sido suspensas por 60 dias, em março. O atraso foi tomado porque os órgãos responsáveis não conseguiram determinar o processo de fornecimento das placas, pois elas teriam custo elevado.

Além disso, o Ministério Público do Amazonas interviu nas decisões, afirmando haver irregularidades no processo administrativo que favoreceriam empresas que detém tecnologia para fabricar as placas novas.

Assim, foi estabelecido um grupo técnico para analisar as questões no período de 60 dias. Na sexta-feira, novo texto para a resolução 729 foi publicado. Foram definidas as regras e requisitos para o credenciamento das empresas responsáveis pela produção e estampagem das novas placas. Estes estabelecimentos deverão ser credenciados pelo Denatran.

Com as regras definidas, o Detran do Rio de Janeiro se adiantou em selar o acordo com o Denatran, devendo ser, assim, o primeiro estado brasileiro a adotar as placas do Mercosul.

Em comunicado oficial do órgão, o presidente do Detran RJ, Leonardo Jacob, foi citado esclarecendo a velocidade da negociação. Queremos liderar esse processo porque somos o único estado a realizar a vistoria obrigatória, o que facilita o processo, porque os proprietários já trazem seus veículos todo ano para a nossa inspeção. Vamos aguardar o Denatran credenciar as empresas responsáveis pela produção das placas em todo o país para que possamos abrir licitação para contratação da nossa fornecedora, afirmou ele.

 

Por: Autopapo.com

Recomendado para Você

Somos um portal On-line focado na compra e venda de automóveis com acesso simples, prático e rápido. O Auto Sergipe também oferece um funcionamento adequado nas plataformas mobile, facilitando o acesso dos usuários e anunciantes.

ASSINE NOSSO BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades do nosso site!

Carregando