6 fatos sobre Sebastian Vettel que vão deixar saudade aos fãs de F1

Após 17 anos, 53 vitórias, 122 pódios e quatro títulos mundiais, Sebatian Vettel anunciou sua aposentadora da Fórmula 1. Além da trajetória de sucesso, o piloto da Aston Martin ficou conhecido por seu humor atípico e genialidade que iam além das pistas de corrida.

Para homenagear a carreira do “Baby Schumi” (que se mostrou muito mais do que um sucessor do conterrâneo Michael Schumacher), Autoesporte separou algumas curiosidades que farão você sentir falta do alemão na temporada 2023 da Fórmula 1.

Conversas da rádio

Conversas de rádio de Sebatian Vettel com sua equipe ficaram famosas — Foto: Getty

Conversas de rádio de Sebatian Vettel com sua equipe ficaram famosas — Foto: Getty

Cantaroladas, desabafos sincerões e humor ácido: quem escutava as conversas de Vettel com sua equipe sabe bem como é o temperamento do piloto (e vai sentir saudade disso!).

Quem não lembra quando Seb venceu o GP de Singapura em 2015 e cantou um trecho da música “L’Italiano”, mas mudou o primeiro verso, que ficou: “Deixe-me dirigir, porque não sou lento…”. Como nem tudo são vitórias, o piloto ficou bastante furioso (e soltou vários palavrões) quando o Daniil Kvyat deu dois “totós” no carro da Ferrari que colidiu contra o muro.

Para lembrar um pouco de como eram as conversas de rádio de Vettel com sua equipe, deixamos este comentário que fez história:

Baita memória!

Sebastian Vettel gabarita teste de memória da F1 — Foto: Reprodução/Youtube

Sebastian Vettel gabarita teste de memória da F1 — Foto: Reprodução/Youtube

Seb tem uma memória tão boa que era difícil até para sua equipe acompanhá-lo. Christian Horner, o chefão da Red Bull, já afirmou em entrevista que os feedbacks do piloto eram “extremamente detalhados” e as vezes levavam horas: “ele costumava a contar todas as etapas da corrida, todas as etapas do pneu, eram informações demais para que pudéssemos digerir”, lembra.

Já no ano passado, Vettel arrasou em um campeonato sobre conhecimentos da Fórmula 1. O piloto, que já era conhecido por ter um vasto conhecimento da história da competição, soube, e muito facilmente, nomear todos os campeões da F1 de 1950 a 2020!

Paixão por futebol

Vettel é torcedor do Eintracht Frankfurt — Foto: Getty

Vettel é torcedor do Eintracht Frankfurt — Foto: Getty

Torcedor (de arquibancada, ele gosta de frisar) do Eintracht Frankfurt, o alemão é fanático por futebol. Em 2017 chegou até a montar seu time dos sonhos: embora tenha escalado compatriotas como Mats Hummels e Manuel Neuer, ele não deixou os brasileiros Marcelo e Neymar de fora.

Além disso, já revelou que começou a namorar com sua atual esposa durante o jogo entre Brasil e Japão na Copa do Mundo na Alemanha, em 2006. E foi um belo dia também para a seleção brasileira: goleada de 4 a 1 com direito a dois gols de Ronaldo Fenômeno.

Ele persegue ladrões….a bordo de um patinete!

Tudo bem, essa história não chegou a ser recorrente (ainda bem!), mas exemplifica o jeito de Sebastian. Um dia após o GP da Espanha deste ano, o piloto teve sua bolsa furtada. Ela continha seus documentos e alguns eletrônicos, entre eles, seus fones de ouvido rastreáveis.

Sem pensar muito, Vettel pegou um patinete e com a ajuda do iPhone (que mostrava a localização dos Airpods) foi buscar sua bolsa furtada. Ele até chegou a acionar a polícia, mas só encontrou os fones de ouvido dentro de um buquê de flores. Os ladrões acabaram levando a bolsa com os documentos.

Ativismo climático…

Vettel usou sua posição de destaque para mostrar a necessidade de repensar nossas atitudes em prol do meio ambiente  — Foto: Getty

Vettel usou sua posição de destaque para mostrar a necessidade de repensar nossas atitudes em prol do meio ambiente — Foto: Getty

Mesmo avesso às redes sociais, Vettel usou sua posição de destaque para mostrar a necessidade de repensar nossas atitudes em prol do meio ambiente – e, provavelmente, seja esse um dos motivos que decidiu se aposentar da F1.

No início do ano, o próprio piloto se questionou sobre praticar um esporte que fosse tão prejudicial ao clima, principalmente pela grande quantidade de combustível fóssil emitida para transportar toneladas de equipamentos para cada GP.

Seja como for, ele foi uma voz importante para impulsionar a Fórmula 1 a anunciar mudanças no tipo de combustível e na propulsão dos carros. Mesmo assim, defende que serão necessárias mudanças mais rápidas e substanciais, caso contrário a categoria poderá até “desaparecer”.

E ativismo político

Vettel e Hamilton se manifestam contra casos de racismo e pedem por igualdade de gênero no esporte — Foto: Getty

Vettel e Hamilton se manifestam contra casos de racismo e pedem por igualdade de gênero no esporte — Foto: Getty

O piloto alemão se juntou a Lewis Hamilton para protestar contra casos de racismo e aderiu ao movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam). Outros pilotos, como Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr. também participaram do movimento.

No início deste ano, Vettel também foi um dos primeiros a condenar a guerra e anunciou que não correria em território russo se a FIA não cancelasse a etapa. “Não devo ir, não vou. Não devemos correr no país. Lamento pelas pessoas inocentes que estão sendo mortas por razões estúpidas.”

Sua carreira, é claro!

Primeira vitória de Vettel foi em 2008, quando venceu o GP da Itália  — Foto: Getty

Primeira vitória de Vettel foi em 2008, quando venceu o GP da Itália — Foto: Getty

Como mencionamos no início: 57 pole positions, 53 vitórias, 122 pódios e quatro títulos mundiais são para pouquíssimos. Em 15 temporadas cheias, o piloto conseguiu esse feito e se sagrou como um dos melhores de todos os tempos.

Daria para fazer uma matéria só para listar as corridas mais insanas de Vettel. Quem lembra do GP de Itália em 2008, quando Vettel — sob forte chuva — dominou a prova, se distanciou de Kovalainen e Kubica e conquistou sua primeira vitória? Ou quando fez uma corrida impecável e foi da última para a terceira posição em Abu Dhabi, em 2012?

Travou uma enérgica rivalidade com Alonso, foi mentor para o jovem Leclerc e depois para Mick Schumacher. Colocou a Red Bull em outro patamar na Fórmula 1. Quando vencia, dominava. Enfim, fez história. Valeu, Seb!

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