Chevrolet confirma Silverado no Brasil em 2023 com motor V8 do Camaro

A Chevrolet confirmou que a Silverado voltará a ser vendida no Brasil. A informação havia sido apurada pela Autoesporte em novembro de 2021. Porém, a chegada da maior picape da marca atrasou e vai ocorrer somente no ano que vem.

A motorização escolhida pela Chevrolet é a mesma já usada no Camaro: V8 6.2. Potência e torque, porém, serão um pouco menores, chegando a 420 cv e 63,6 kgfm. Ainda assim, a Silverado deve roubar da Ram 1500, de 400 cv, o título de picape mais potente do Brasil.

A opção elétrica, lançada em janeiro não teve a vinda ao Brasil confirmada. A estratégia de eletrificação da Chevrolet para o nosso país inclui a chegada dos novos Bolt e Bolt SUV, Blazer e Equinox.

Quais versões devem chegar?

Chevrolet Silverado ZR2 é versão inédita com apelo off-road — Foto: Divulgação

Chevrolet Silverado ZR2 é versão inédita com apelo off-road — Foto: Divulgação

Nessa configuração V8, a Silverado irá bater de frente exatamente com a 1500 Rebel. Para isso, a configuração escolhida para abrigar esse motor deve ser a inédita ZR2, que traz amortecedores com curso prolongado, bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro e chassi com calibração exclusiva para uso off-road, além de uma série de recursos estéticos com apelo esportivo e off-road.

Outra possibilidade é a versão de luxo High Country. Nesse caso, a rival mais próxima seria a Ram 2500. Também é preciso considerar que 2023 marca a chegada da maior rival da Silverado, a Ford F-150, veículo mais vendido dos Estados Unidos há quase cinco décadas.

E o preço?

Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida. Afinal, ainda faltam bons meses para o lançamento. Até a data de chegada, a variação cambial pode mudar em dezenas de milhares de reais qualquer previsão feita hoje.

Além disso, os preços da nova Silverado ainda não foram revelados nem nos EUA. Assim, toda projeção é feita com base na tabela do modelo atual. A High Country mais completa, por exemplo, custa perto de US$ 68 mil, mesma faixa da Ram 1500 Rebel com os equipamentos do modelo importado para o Brasil.

Chevrolet Silverado High Country é a opção mais cara e completa da linha — Foto: Divulgação

Chevrolet Silverado High Country é a opção mais cara e completa da linha — Foto: Divulgação

Considerando que a Silverado seja importada do México e não pague o imposto de importação, o preço pode acabar sendo mais baixo que o da rival, oferecida hoje por R$ 456.990.

No caso da ZR2, a etiqueta deve ser um pouco mais salgada. A nova versão foi incluída no configurador da Chevrolet nos Estados Unidos como a opção topo de linha, na casa dos US$ 70 mil. Dessa forma, seu preço deve acabar ficando perto de R$ 500 mil.

Como é a Silverado?

Tampa da caçamba da Silverado tem uma subdivisão que serve como apoio para cargas mais compridas — Foto: Divulgação

Tampa da caçamba da Silverado tem uma subdivisão que serve como apoio para cargas mais compridas — Foto: Divulgação

A exemplo de quase todos os veículos de maior volume do mercado norte-americano, a Silverado tem uma lista extensa de versões, motorizações e, claro, preços. Mesmo aplicando um filtro com as especificações citadas acima, ainda há diversas maneiras de configurar a picape.

São três opções de cabine (simples, dupla, com porta traseira pequena, e dupla convencional) e três de caçamba (curta, padrão e longa).

Considerando o porte da Ram 1500, a Chevrolet deve optar pelas versões com cabine dupla e caçamba curta. Assim, a Silverado High Country tem 5,89 metros de comprimento (3 cm a menos que a rival) e 3,74 m de entre-eixos (7 cm a mais que a Ram). Já a ZR2 é 2 cm mais comprida, com o mesmo entre-eixos.

Interior da Chevrolet Silverado High Country tem central multimídia com tela de 13,4 polegadas — Foto: Divulgação

Interior da Chevrolet Silverado High Country tem central multimídia com tela de 13,4 polegadas — Foto: Divulgação

Além do porte semelhante, a estratégia de equipamentos deve ser parecida. Nesse quesito, a Chevrolet deve lançar mão do que há de melhor em sua prateleira. Quadro de instrumentos totalmente digital e central multimídia com tela de 13,4 polegadas devem ser os destaques da cabine.

Alerta de mudança de faixa com correção, faróis de LED com ajuste automático do facho alto, frenagem automática de emergência e retrovisor interno com tela para projeção de imagens de câmera fazem parre do arsenal de tecnologias.

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