F1 registra aumento de 30% no número de ultrapassagens em 2022

A temporada de 2022 da Fórmula 1 registrou um aumento de 30% no número de ultrapassagens em relação ao ano de 2021, de acordo com a Pirelli, fornecedora oficial dos pneus utilizados na categoria.

O dado aborda apenas ultrapassagens realizadas na pista, ou seja, não inclui trocas de posição ocasionadas por entradas no boxe ou outros incidentes. Cerca de 785 ultrapassagens foram realizadas ao longo dos 22 Grandes Prêmios da temporada, superando com sobras as 599 registradas em 2021.

Esse aumento era previsto e posto como “meta” do novo regulamento da F1, sobretudo por conta das mudanças aerodinâmicas nos carros de 2022. A redefinição estrutural dos carros reduziu o impacto do ar sujo, fazendo com que os pilotos consigam se aproximar com mais facilidade uns dos outros. Além disso, a redução de downforce (carga aerodinâmica dos carros) reduz o superaquecimento dos pneus, aumentando a aderência e diminuindo a derrapagem na momento das ultrapassagens.

Para Mario Isola, chefe da Pirelli na Fórmula 1, o número deve ser considerado um sucesso: “30% a mais é um número muito bom. Baseando-se em fatos, não é exagerado.”

 

 

Compartilhar Post