Ferrari confirma primeiro elétrico para 2025; SUV Purosangue será lançado em setembro

Ferrari se rendeu. A fabricante italiana divulgou nesta quinta-feira (16) um ousado plano comercial para os próximos anos. Ele inclui a chegada de um carro elétrico em 2025 e marca para setembro o lançamento do primeiro SUV da empresa, Purosange.

Mas a estratégia da marca vai muito além. A Ferrari vai seguir um caminho firme na direção da eletrificação e na redução de emissões, mas deixou um recado claro: não vai abandonar os motores a combustão.

Porém, eles vão perder espaço na gama de esportivos da Ferrari. Até 2026, 40% dos modelos serão movidos por motores a gasolina. Os outros 60% serão híbridos ou elétricos.

A proporção fica ainda mais favorável aos eletrificados até 2030, quando apenas 20% dos carros da Ferrari terão um grande motor a gasolina. Os outros 80% serão divididos igualmente entre híbridos e elétricos.

Ferrari já tem linha de carros híbridos; 296 GTS é o mais recente  — Foto: Divulgação

Ferrari já tem linha de carros híbridos; 296 GTS é o mais recente — Foto: Divulgação

15 carros novos até 2026

A marca ainda disse que vai lançar 15 novos modelos entre esse ano e 2026. Considerando o ambicioso plano de expandir a oferta de elétricos, é bem possível que essa lista da Ferrari inclua mais de um modelo movido a eletricidade.

primeiro deles chega em 2025, e, segundo a fabricante, “terá raízes na herança do Cavalo Empinado, aproveitando uma experiência técnica mais ampla para aumentar ainda mais as emoções de condução”.

A frase não dá qualquer pista sobre qual o tipo de carroceria ou o nível de potência que o esportivo elétrico terá. Mas a marca garantiu que será “uma verdadeira Ferrari, assegurando que ela se destaque em todas as dimensões: densidade de potência do motor, peso, som e emoções de condução”. Vale esperar para conferir.

No detalhamento da oferta de motores, a Ferrari disse que “vai continuar impulsionando a evolução dos motores de combustão interna e, com o apoio de parceiros, desenvolverá soluções em eficiência energética e combustíveis alternativos”.

Se você é purista, talvez consiga respirar mais tranquilo com a próxima informação. A montadora italiana confirmou que entre os 15 lançamentos está um novo supercarro, provavelmente o sucessor da SF90.

Primeiro SUV

Ferrari Purosangue já foi flagrada com visual definitivo — Foto: Reprodução/@wilcoblok

Ferrari Purosangue já foi flagrada com visual definitivo — Foto: Reprodução/@wilcoblok

O próximo lançamento, porém, deve ser a Purosangue, primeiro SUV da história de 75 anos da Ferrari. A chegada do utilitário esportivo foi confirmada para setembro deste ano.

O modelo tem sido visto com frequência rodando em testes, mas ainda não teve o visual ou as informações técnicas reveladas. A Ferrari confirmou apenas que o SUV será movido por um motor V12.

No anúncio desta quinta-feira, a marca disse que as vendas da Purosangue não devem ultrapassar os 20%.

Clientes mais jovens

Ferrari Daytona SP3 faz parte da série de veículos Icona, com produção limitada — Foto: Reprodução/Internet

Ferrari Daytona SP3 faz parte da série de veículos Icona, com produção limitada — Foto: Reprodução/Internet

Falando em porcentagens, a Ferrari também divulgou alguns outros dados curiosos. Nos últimos anos, o número de clientes da marca cresceu 25%. Os compradores ainda estão em média 8 anos mais jovens do que os anteriores.

Entre os colecionadores, 60% são novos clientes. E esses têm coleções, em média 25% maiores do que os anteriores. É bem possível que o piloto de Fórmula 1 da empresa, Charles Leclerc esteja nessa estatística. O monegasco possui uma frota avaliada em R$ 26,7 milhões.

Por último, mas não menos importante, a Ferrari disse que as vendas dos modelos Icona e Supercar serão limitadas a “muito menos de 5% do volume total” para que a exclusividade da marca seja mantida. Já as séries especiais vão representar cerca de 10% das vendas.

Compartilhar Post