Fiat Fastback é mostrado como rival do Nivus que tem cara de Pulse Abarth e traseira de BMW

Não foi durante o BBB ou em um evento cheio de pompas, mas sim com um singelo comunicado de imprensa. Essa foi a maneira usada pela Fiat para mostrar o Fastback, seu principal lançamento para 2022.

Porém, apesar de o SUV cupê baseado no Pulse ter sido apresentado nesta quarta-feira (3), o carro só chega às lojas no final do ano – mais exatamente no último trimestre. Antes dele, a Fiat deve lançar o esportivo Pulse Abarth.

A imagem divulgada pela Fiat confirma a apuração da Autoesporte de que o desenho da dianteira seria diferente em relação ao do Pulse – a ideia é passar uma sensação de mais sofisticação ao novo modelo.

Porém, o desenho não é tão original assim. Grade e para-choque são semelhantes aos do Pulse Abarth. Já a traseira tem a coluna C, aquela logo após as portas traseiras, se mostra bem inclinada e com queda suave e prolongada. Ainda há um ressalto na extremidade traseira e lanternas afiladas que fazem lembrar os SUVs cupê da BMW.

Fiat Fastback tem traseira com coluna C prolongada e lanternas afiladas — Foto: Divulgação

Fiat Fastback tem traseira com coluna C prolongada e lanternas afiladas — Foto: Divulgação

Faróis e lanternas invadem as laterais da carroceria. Caixas de roda foram alargadas para conferir um visual mais “bombado”

Fastback pode ser considerado uma derivação do Pulse que, por sua vez, traz uma série de elementos do hatch compacto Argo.

No entanto, ainda que compartilhem componentes como portas e teto, a Fiat diz que Argo e Pulse têm plataformas diferentes – MP1 para o primeiro e MLA para o segundo.

Entre Pulse e Renegade

A versão final do Fastback será menor que o conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018. É preciso lembrar que o protótipo mostrado naquela época tinha como inspiração a Toro, picape intermediária de quase cinco metros de comprimento.

Já o modelo que será lançado em 2022 é derivado do Pulse, um SUV compacto de 4,20 m. As medidas finais não foram reveladas, mas ficarão exatamente entre as do Pulse e os 4,32 m do Jeep Renegade, outro SUV da Stellantis. O mistério fica por conta do entre-eixos. Para atrair a um público mais exigente, ele precisa ser maior que os 2,52 m do Pulse.

Motorizações

Uma das motorizações do Pulse também será adotada no Fastback: o 1.0 turbo de três cilindros que entrega 130 cv e 20,4 kgfm. O propulsor é combinado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.

A segunda opção é o 1.3 turbo compartilhado com Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. O quatro-cilindros tem 185 cv e 27,5 kgfm e promete fazer do Fastback um dos carros mais velozes do segmento, exatamente por ser menor e mais leve que os demais modelos citados.

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