Honda Civic híbrido, VW Virtus e Nissan Sentra vão agitar mercado de sedãs no Brasil ainda em 2022

Depois de listar quais os SUVs, hatches e picapes que chegam ao Brasil entre 2022 e 2023, Autoesporte elencou todos os sedãs que serão lançados no mercado em breve. A lista traz modelos para todos os bolsos e gostos, desde o novo Volkswagen Virtus a até o luxuoso Mercedes-Benz EQE.

Vale ressaltar que algumas datas são estimadas ou baseadas em nossas apurações. As dificuldades de logística e de produção de peças devido à pandemia podem ocasionar atrasos ou até mesmo o cancelamento de alguns carros previstos. Veja a lista!

Honda Civic | Lançamento: 4º trimestre de 2022

Honda Civic híbrido é equipado com um motor 2.0 16V aspirado e outros dois propulsores elétricos. — Foto: Divulgação

Honda Civic híbrido é equipado com um motor 2.0 16V aspirado e outros dois propulsores elétricos. — Foto: Divulgação

O sedã que parou de ser fabricado no Brasil no final do ano passado, deixando uma legião de fãs, retornará ao país em sua 11ª geração em duas versões jamais vistas por aqui: uma híbrida e a esportiva Type R.

Importado da Tailândia, o Civic e:HEV é equipado com um motor 2.0 16V aspirado e outros dois propulsores elétricos. Com um conjunto de 72 células de baterias de íon-lítio, o Civic híbrido entrega 184 cv e 32 kgfm e o sistema de transmissão é igual ao do Accord, com o propulsor ligado diretamente ao diferencial dianteiro.

Segundo a fabricante, os níveis de emissão do e:HEV foram inferiores a 110 gramas de CO2 por km, ou cerca de 5 l/100 km, nos testes WLTP, que é padrão europeu de medição.

Volkswagen Virtus | Lançamento: 2º semestre/2022

Volkswagen Virtus 2023 vai se deslocar completamente do Polo em termos de design.  — Foto: Divulgação

Volkswagen Virtus 2023 vai se deslocar completamente do Polo em termos de design. — Foto: Divulgação

Quem chega também no segundo semestre é o novo Virtus. O modelo que sempre foi o sedã do Polo vai buscar carreira solo, descolando-se completamente do hatch em termos de design. O novo três volumes, que já foi flagrado diversas vezes em testes, terá um visual próximo ao do Virtus apresentado recentemente na Índia.

A ideia é torná-lo mais parecido com o Jetta, uma vez que ele acabou aposentando aqui no Brasil as versões com motor 1.4 turbo do sedã médio, atualmente oferecido apenas na opção esportiva GLI. Com relação ao conjunto mecânico, os motores 200 TSI e 250 TSI com câmbio automático deverão ser mantidos.

Novo Sentra | Lançamento: Último trimestre/2022

Nissan Sentra vai voltar ao Brasil depois do hiato de quase dois anos  — Foto: Divulgação

Nissan Sentra vai voltar ao Brasil depois do hiato de quase dois anos — Foto: Divulgação

Com design (bem) mais arrojado, o sedã-médio da Nissan vai voltar ao Brasil. Até o final do ano ou no início de 2023 e importado do México, o Sentra vai concorrer com o Toyota Corolla e o futuro Honda Civic.

Além do visual do “irmão maior” Altima, tem algumas tecnologias, como controlador de velocidade adaptativo, alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de tráfego cruzado e frenagem automática de emergência. O motor será o 2.0 aspirado de 145 cv e 20 kgfm.

BYD Qin Plus | Lançamento: Agosto/2022

BYD Qin Plus terá motorização híbrida plug-in — Foto: Divulgação

BYD Qin Plus terá motorização híbrida plug-in — Foto: Divulgação

A BYD terá mais um sedã além do Han. Mas o Qin Plus não deve ter rivais diretos. Isso porque seu conjunto híbrido plug-in (com possibilidade de recarga na tomada) é diferente das tecnologias usadas pelo Toyota Corolla e pelo futuro Honda Civic.

O preço também deve ser mais alto do que o desses rivais, podendo encostar nos R$ 300 mil. O sedã deve apostar em um conjunto semelhante ao do SUV: motor 1.5 a gasolina conectado a outro elétrico. Mas a potência deve ser maior, 217 cv. Segundo informações de fábrica, o Qin Plus acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos — com velocidade máxima de 185 km/h.

BMW i4 | Lançamento: 2º semestre/2022

BMW i4 é o sedã elétrico com visual de M3, 523 cv e mais de 580 km de autonomia — Foto: Divulgação

BMW i4 é o sedã elétrico com visual de M3, 523 cv e mais de 580 km de autonomia — Foto: Divulgação

O outro garantido breve ano é o BMW i4, que a Autoesporte já acelerou. O gran coupé elétrico fará sua estreia ainda neste ano por aqui. Com autonomia entre 416 e 521 km, o modelo tem versões M40 e M50. A que deve vir para o país é é a M50, que oferece 544 cv e torque instantâneo de 81 kgfm. O zero a 100 km/h é cumprido em menos de 4 segundos e a máxima é de 225 km/h (limitada eletronicamente).

BMW Série 7/xi7 | Lançamento: 2023

BMW Série 7/xi7 vai ter visual polêmico em virtude da enorme grade frontal e faróis de “dois andares”  — Foto: Divulgação

BMW Série 7/xi7 vai ter visual polêmico em virtude da enorme grade frontal e faróis de “dois andares” — Foto: Divulgação

Outro confirmado para aterrissar aqui em 2023 é o novíssimo Série 7 — e sua variante elétrica. Com visual polêmico em virtude da enorme grade frontal e faróis de “dois andares” afilados, o sedã abusa do conforto, luxo e tecnologia. Destaque para a enorme tela de 41’’ à disposição dos ocupantes do banco traseiro e para o sistema de som Bowers & Wilkins, com 18 alto-falantes.

Mercedes-Benz EQE | Lançamento: 2º semestre/2022

Mercedes EQE é o "primo elétrico" do Classe E e será lançado no final de 2022 — Foto: Divulgação

Mercedes EQE é o “primo elétrico” do Classe E e será lançado no final de 2022 — Foto: Divulgação

Último lançamento do ano, o EQE é o “primo elétrico” do Classe E. O sedã de luxo é um pouco menor nas dimensões em relação ao seu correspondente com motor a combustão —entretanto, a Mercedes declara que o EQE tem espaço interno mais generoso. O motor elétrico desenvolve 292 cv, 54,1 kgfm e mais de 600 km de autonomia.

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