Saiba o que observar durante um test-drive

Imagina se tudo na vida nós pudessemos testar. Um curso, um emprego, uma cidade antes da mudança, uma casa… Seria ótimo, não é mesmo?

Infelizmente, não é possível fazer test-drive com tudo. No entanto, ao comprar um automóvel, é possível. Por isso, é importante que o comprador aproveite bem a oportunidade de testar o automóvel antes de levar para casa. Veja algumas dicas do que fazer em um test-drive:

Leve a família junto

Se você vai comprar um automóvel para andar com a família, nada mais justo do que levá-los junto na hora de fazer o test-drive. Dessa forma, todo mundo pode testar o automóvel de diferentes ângulos e dar opiniões sobre a compra. Às vezes um veículo é confortável para dirigir, mas não é para quem vai no banco de trás, por exemplo. Por isso, é importante que quem geralmente vai na parte de trás do veículo também tenha a possibilidade de fazer o teste antes da compra.

Análise bem a parte exterior do veículo

Antes de entrar no carro, é importante analisar bem a pintura do carro de diferentes ângulos, a fim de identificar alguma irregularidade na pintura ou arranhões na lataria. Essa dica é importante para quem vai comprar um seminovo ou carro usado, principalmente.

Averigue se o porta malas atende às suas necessidades

Uma coisa de extrema importância a se fazer é ver o tamanho do espaço do porta malas e se ele atenderá suas necessidades. Por exemplo, se você viaja sempre com a família, quanto maior o porta malas melhor será para você. Mas, se você costuma usar o carro sozinho e andar mais dentro da cidade, não há necessidade de um porta malas grande. Aliás, carros menores costumam ter porta malas menores e, nesse caso, economizar espaço para estacionar em uma vaga menor pode ser uma boa opção.

Espaço do porta-malas do Ônix

Sinta-se confortável ao dirigir

Ao entrar no carro, simule que você está realmente em um dia do seu cotidiano com ele. Regule os espelhos e bancos para o seu tamanho. Tente conectar o seu celular na central multimídia do carro, caso o automóvel possua uma, e perceba se os bancos e posição de volante estão confortáveis ao dirigir. Lembre-se que não são raras as vezes que passamos horas dirigindo e que se sentir bem dentro do seu carro é fundamental.

Dirija com o som desligado

Pelo menos por metade do trajeto do test-drive dirija com o som do carro desligado. Isso é importante para ouvir o barulho do motor, escutar se o carro está fazendo algum ruído estranho quando passa em buracos e se a suspensão está boa. Nessas horas, vale pedir para que o vendedor, que muitas vezes acompanha o pretenso comprador na hora do teste, fique em silêncio.

Realize um trajeto com curvas, lombadas e subidas

Realizar todo o test-drive em linha reta em um asfalto perfeito não revela muita informação sobre o veículo. Por isso, peça para ir em ruas que tenham desníveis, lombadas e curvas fechadas. Veja se o carro está fazendo as curvas bem e se você se sente confortável ao dirigi-lo. Pare o carro em um morro e tente arrancar. Isso é importante para perceber se o carro está arrancando bem ou se o motor não está falhando. Tente fazer isso com o ar-condicionado do carro ligado também, já que com o componente funcionando a potência do carro diminui. Se o carro for automático e usado, atenção redobrada na hora de acelerar e desacelerar o carro. Preste atenção se as trocas de marchas estão ocorrendo de forma correta.

Teste todos os componentes do carro

Teste todos os componentes do carro: o ar-condicionado, os vidros elétricos, as portas automáticas, as luzes internas e externas do carro, a central de controle e a central multimídia. Além disso, veja se nenhuma luz de aviso no painel está acendendo, como a de necessidade de manutenção, por exemplo. Agora é a hora de ver tudo que pode causar dor de cabeça futuramente para você.

Diferenças entre um test-drive em um carro usado e um carro zero

Se você for fazer um test-drive para comprar um carro zero quilômetro não tem muito erro quanto ao funcionamento das peças ou detalhes da pintura. Até porque, na maioria das vezes, o carro que você está testando não será o mesmo que você levará para casa. Então, nesses casos, o mais importante é você perceber se gosta de dirigir o carro e se ele se adapta às suas necessidades diárias.

Outra coisa que é importante ficar ligado é se o carro que você está testando é do mesmo modelo do que o que você vai comprar e se possui os mesmos componentes e acessórios. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis quando seu veículo chegar. Como, por exemplo, no caso de você testar um carro com direção hidráulica e o modelo que você está comprando não ter.

Agora, se você está comprando um carro usado ou seminovo, todos os cuidados devem ser seguidos, principalmente se o carro que você está comprando é de um particular. Nesses casos, se você tiver um mecânico de confiança ou alguém que entenda de carro para levar junto na hora do test-drive pode ser uma boa opção.

Compartilhar Post