Mercedes Classe A e Classe B vão sair de linha em 2025 e não terão substitutos

A Mercedes-Benz vai tirar os modelos Classe A e Classe B de linha assim que os ciclos das atuais gerações chegarem ao fim, em meados de 2025. Segundo o jornal alemão Handelsblatt, a decisão faz parte dos planos de focar em produtos mais rentáveis e reduzir as carrocerias de seus carros de entrada – de sete para apenas quatro.

Dessa forma, a Mercedes perderá um sedã compacto, um hatch e a minivan. As atuais gerações do Classe A e do Classe B passarão por atualizações no segundo semestre, com o objetivo de estender seus ciclos até 2025. Ao fim da produção, segundo a publicação alemã, eles não serão substituídos.

Apesar do fim da dupla, a diretoria da Mercedes já aprovou as próximas gerações dos outros modelos médios. Isso inclui a renovação do CLA, que terá carrocerias sedã-cupê e perua, além dos utilitários GLA e GLB.

Mercedes não pretende ter nova van familiar depois que a Classe B sair de linha — Foto: Divulgação

Mercedes não pretende ter nova van familiar depois que a Classe B sair de linha — Foto: Divulgação

Os novos carros da Mercedes-Benz serão montados sob a nova plataforma MMA, que foi projetada para veículos elétricos. Entretanto, estes modelos ainda terão versões híbridas, com motores a combustão, pelo menos até o fim da década.

Totalmente elétrica até 2030

Em setembro do ano passado, a Mercedes-Benz revelou uma série de estratégias para se tornar totalmente elétrica até 2030. O fim do Classe A e do Classe B é uma das primeiras etapas deste plano que ainda vai levar 8 anos para ser totalmente efetuado.

A estratégia envolve o investimento de 40 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões, em conversão simples) para eletrificar toda a gama de veículos. A partir de 2025, todos os Mercedes-Benz novos contarão com ao menos uma versão elétrica no catálogo.

Nos próximos 8 anos, a Mercedes irá anunciar investimentos para construir novas fábricas para a produção de células de baterias. Vale lembrar que a fabricante alemã já é dona da empresa britânica YASA, responsável pela manufatura de seus motores elétricos.

Carro elétrico que roda 1.000 km

Vision EQXX é o Mercedes-Benz do futuro — Foto: Divulgação

Vision EQXX é o Mercedes-Benz do futuro — Foto: Divulgação

Mercedes-Benz sonha em lançar uma versão de produção do conceito Vision EQXX , mostrado no ano passado como o futuro da marca. Com cerca de 1.000 km de autonomia, o cupê tem eficiência energética de 95%, número que, segundo a fabricante, é próximo ao de um carro 1.0. Considerando o deslocamento diário, um norte-americano médio teria de carregá-lo apenas duas vezes ao mês.

Enquanto a marca foca no desenvolvimento de novos carros elétricos, os modelos a combustão como a dupla Classe A e Classe B devem continuar sendo tocados para escanteio.

Compartilhar Post