Porsche 911 GT3 RS será mostrado em agosto com mais de 500 cv de potência

Como se o 911 GT3 já não fosse bruto o suficiente, a Porsche anunciou que seu irmão mais veloz, o 911 GT3 RS, será apresentado no dia 17 de agosto. O desenvolvimento foi inspirado nos modelos 911 RSR e 911 GT3 R GT, exclusivos para as pistas.

A montadora ainda faz mistério, mas já revelou alguns detalhes sobre o novo superesportivo. O motor será o 4.0 boxer de seis cilindros pareado ao câmbio automático de sete marchas, conjunto que transmite toda a sua força apenas para as rodas traseiras.

“Desenvolvemos um carro ideal para track days e eventos esportivos. Por isso, direcionamos toda a nossa atenção à aerodinâmica e ao chassi do GT3 RS”, diz Andreas Preuninger, diretor da Porsche responsável pelo projeto do esportivo.

Porsche 911 GT3 serviu como base para o novo GT3 RS — Foto: Divulgação

Porsche 911 GT3 serviu como base para o novo GT3 RS — Foto: Divulgação

O GT3 RS não deve ser mais potente que o GT3. Na prática, espere pelos mesmos 510 cv de potência e 47,5 kgfm de torque. A Porsche vai melhorar sua performance focando na aerodinâmica e fazendo alguns ajustes no chassi.

Isso fica bem claro pelas imagens. Quando o GT3 RS foi flagrado há alguns meses no circuito de Nürburgring, na Alemanha, deixou escapar suas novas saídas de ar e a nova asa traseira, que parece ainda maior que a do GT3.

Imagens do interior não vazaram, mas a Porsche deve retirar tudo o que é desnecessário do painel do modelo para amenizar o peso. O esportivo deve incorporar novos bancos Recaro (mais leves que os do GT3), mais materiais de fibra de carbono e até estrutura para armar uma gaiola de proteção.

Sendo assim, a tendência é que o Porsche 911 GT3 RS supere os 3,4 segundos que o GT3 leva para atingir 100 km/h com facilidade. Segundo a marca, o GT3 pode atingir 318 km/h – logo, o GT3 RS deve ir além. Pela performance extra, o novo esportivo terá freios exclusivos de carbono-cerâmica.

Se você, assim como nossa redação, é fanático por engenharia automotiva, o lançamento do GT3 RS deve ser uma verdadeira aula de como produzir um esportivo sem aumentar sua potência e torque. Só nos resta aguardar pelo dia 17 de agosto.

Compartilhar Post