SUV híbrido da Great Wall terá até 483 cv e poderá rodar 200 km sem gastar combustível

Depois de a Caoa Chery anunciar a eletrificação de todos os seus veículos, foi a vez da conterrânea Great Wall Motors dar detalhes sobre seus novos motores híbridos, chamados de DHT. Eles deverão rodar até 200 km no modo elétrico, entregar até 483 cv de potência e vão equipar o Haval H6, primeiro lançamento da marca no Brasil que chega até o final de 2022.

O inédito sistema DHT, sigla de Dedicated Hybrid Technology, é composto por um motor a combustão 1.5 turbo a gasolina associado a um ou dois elétricos. O câmbio é de apenas duas marchas – uma para baixas e médias velocidades e outra para velocidades mais altas.

Esse trem de força equipará as versões híbridas convencionais e híbridas plug-in do Haval H6 e, futuramente, os carros construídos na plataforma LMN, lançada em dezembro de 2020.

Haval H6 foi flagrado em Iracemápolis (SP), sede da Great Wall Motors — Foto: Alison Felipe / Autoesporte

Haval H6 foi flagrado em Iracemápolis (SP), sede da Great Wall Motors — Foto: Alison Felipe / Autoesporte

De acordo com a fabricante, a potência e o torque combinados na versão convencional, que usa um motor elétrico, é de 393 cv e 58,1 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 6,5 segundos e o carro pode percorrer até 200 km sem gastar uma gota de combustível (na variante plug-in).

Quando plugado em uma fonte de carga rápida, o veículo leva cerca de 29 minutos para recuperar até 80% da bateria.

Configuração esportiva

Já a versão P4 ainda está em fase de homologação e promete equipar a configuração de topo da linha do Haval. Nesse caso, a combinação do motor a combustão 1.5 turbo com outros dois elétricos gera até 483 cv e 77,7 kgfm de torque. O veículo leva cerca de 4,8 segundos para atingir os 100 km/h.

Em contrapartida, a autonomia do modo elétrico cai para 180 km. Esse conjunto equipará somente a configuração híbrida do tipo plug-in e será a única com tração integral.

Haval H6 terá versões híbridas convencionais e híbridas do tipo plug-in — Foto: Divulgação

Haval H6 terá versões híbridas convencionais e híbridas do tipo plug-in — Foto: Divulgação

A Great Wall afirma que assim que começar a produzir veículos e motores nacionais o sistema será híbrido flex.

Motores multifuncionais

Assim como o funcionamento do sistema híbrido do novo Caoa Chery Tiggo 8 Plus, a tecnologia permitirá que o carro rode com diversos modos de operação dos motores. Ele pode ser tracionado somente pelo trem de força elétrico ou em conjunto com o motor a combustão. É possível também que o propulsor a gasolina se torne um gerador de energia para a bateria.

 cinco modos de operação. No puramente elétrico, somente o motor elétrico traciona as rodas e o motor a combustão fica desativado. A velocidade máxima é limitada em 35 km/h na versão híbrida convencional (sem recarga na tomada) e 140 m/h na híbrida plug-in.

No modo serial, o motor a combustão recarrega a bateria e o veículo é tracionado apenas pelo conjunto elétrico. Por fim, no modo paralelo, os propulsores elétricos e térmico tracionam as rodas. A troca de modos de condução é feita automaticamente pelo sistema DHT.

A expectativa é de que o SUV concorra com Caoa Chery Tiggo 8 Pro, Toyota RAV4 e Jeep Compass 4xe. De acordo com Oswaldo Ramos, diretor comercial da Great Wall Motors, a intenção não será concorrer com modelos do segmento premium, mas com SUVs da Volkswagen, Jeep e Toyota, por exemplo.

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